• ENCONTRE UMA FILIAL PRÓXIMA A VOCÊ
  • (11) 99520-6661

FAEF: Projeto Cinturão Verde – Engenharia Florestal

FAEF: Projeto Cinturão Verde – Engenharia Florestal

A FAEF (Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal) localizada em Garça-SP, através do seu curso de Engenharia Florestal, possui um projeto de ação ambiental chamado ‘Cinturão Verde’ que objetiva o estudo e aplicação de espécies nativas e seu reflorestamento.

Do outro lado a Laguna Pneus, em busca de participar ativamente na redução do impacto ambiental dos processos produtivos dos pneus, buscou instituições que tivessem propósitos que se enquadrassem nessa causa. Encontrou na FAEF o projeto ideal para apoiar, o Cinturão Verde com o reflorestamento da Hevea brasiliensis, conhecida pelos nomes comuns de seringueira e árvore-da-borracha, fonte de matéria prima para o principal composto dos pneus: a borracha.

“Desde que olhamos para o projeto Cinturão Verde sabíamos que este era o casamento perfeito.” Comenta Nathaliz Cruz da equipe de marketing.

Sobre as seringueiras

As seringueiras são árvores nativas da floresta amazônica de grande importância para o setor florestal, sendo cultivada em sistemas comerciais e explorada de forma sustentável na floresta nativa. De seu caule é extraído um liquido leitoso denominado látex que serve de matéria prima para inúmeros produtos, como o pneu. Além de haver uma considerável importância cultural devido à exploração realizada pelos extrativistas na região norte.

Levando em consideração a importância dessa espécie para o setor florestal, o curso de Engenharia Florestal da FAEF realizou no ano de 2016 o ‘IV Dia de Campo Florestal da FAEF’, para realizar o plantio de duas mil mudas de seringueiras no entorno da reserva legal da Fazenda Nova FAEF para compor um ‘cinturão verde’ e não parou mais. Entre os benefícios vale pontuar os ambientais, econômicos e sociais.

Algumas das atividades que essa parceria desenvolve são: manutenção do plantio, evento para promover o replantio de mudas de seringueira no cinturão, desenvolvimento de pesquisas, acompanhamento do desenvolvimento das mudas, ações de educação ambiental, entre outras.

Projetos como o Cinturão Verde não podem parar.

2018-08-21T17:23:47+00:00 26/02/2018|Social|